quinta-feira, 4 de março de 2010

Mudança quase Radical

Definitivamente, eu não tenho vocação pra ser professora. Não, eu não me arrependo de nada. De ter feito o curso de Física, de ter passado no concurso da Seduc e CEFET e dado aula durante dois anos. Dois anos que foram maravilhosos por tudo que eu aprendi, por todas as pessoas que eu conheci, não me arrependo de nada, até porque acho que é uma besteira se arrepender do que já foi feito, que não tem conserto. Mas se tem uma coisa muito importante que eu aprendi nesses dois anos, com certeza, foi a de que a educação nesse país, apesar do discurso e de algumas ações do governo, ainda não é levada tão a sério quanto deveria. É muito triste perceber que ainda falta muito pra se ter uma educação de qualidade, que cada vez mais os alunos deixam de se empenhar pra estudar e ter bom desempenho, simplesmente porque existe muitas sanções a eles que permitem que sejam promovidos a outras séries sem ter aprendido sequer o básico em muitas disciplinas! E por sorte ou azar, eu escolhi justamente uma das disciplinas mais problemáticas pra ensinar. Uma disciplina que exige do aluno nada mais que raciocinio lógico, coisa que ele obtém a partir das disciplinas básicas e que eles não tem base alguma: matemática e lingua portuguesa.
Tive muitos momentos bons sim, mas também tive vários momentos de stress elevado, e eu que tenho um pequeno problema de paciência já cheguei várias vezes ao meu limite, tive vontade de chorar, de socar, bater, chorar e chorar. Sofri. Sim e sofro muito quando vejo certas coisas acontecerem. Tomei uma decisão muito importante: vou mudar de profissão! Por enquanto, lógico, vou continuar trabalhando, afinal eu ainda preciso disso pra não cair no tédio, pra continuar minha indepedência financeira e como disse antes, também tem o lado bom de tudo isso que são meus alunos esforçados, que gostam de estudar, meus colegas de trabalho...
Ah, qual a nova profissão que vou seguir? Bem, não posso voltar pra área de humanas, afinal, uma vez nas exatas fica dificil mudar assim tão radicalmente não é? Tô em dúvida em duas coisas! Mas tô bem empolgada com a idéia de voltar a estudar, fora que tenho a opção de fazer concurso público pra outro órgão, enfim, as opções são muitas e tudo que eu sei é que qualquer que seja a escolha eu só tenho uma saída: ESTUDAR MUITO!!!

2 comentários:

  1. O segredo é não tentar mudar as coisas, pense como muitos políticos desde roma antiga até hoje, não dê o que o povo precisa, dê o q o povo quer! :) tu não te extressa, eles não se extressam, não aprendem nada e ainda vão te achar uma professora super bacana! :) (povo nesse caso teus alunos)

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu não consigo me render aos apelos do povo e trair minhas convicções. Prefiro renunciar a fazer do jeito que querem!

    ResponderExcluir