domingo, 4 de abril de 2010

Toda Semana Santa Tem...

Não tem jeito, toda semana santa tem uma crise de conceitos, sobretudo a respeito do ser ou não vegetariano! Sempre que vemos um peixe agonizando porque mamãe simplesmente, como ela mesma diz, "Sabe a técnica de matar galinha, mas não sabe matar o peixe", eu repenso meus hábitos e reflito: "Será mesmo que devemos matar os outros animais para comê-los e sobreviver? Bem essa é uma questão extremamente complexa e delicada! Nesse mesmo período do ano passado, após uma cena parecida com a que acabei de narrar, resolvi me tornar vegetariana, e passei de Março até pelo menos o mês de Agosto, não me lembro bem, sem comer carne vermelha, não lembro bem se deixei de comer carne em absoluto, mas recordo que passei a comer (e muito) Berinjela de toda maneira! Fazia várias receitas com berinjela, por não saber e não gostar muito da proteína de soja. Mas infelizmente, devido a uma série de fatores, em especial o fator tempo, sempre tinha que abrir exceções, especialmente quando chegava faminta do trabalho e o prato do dia era carne! Quando ela era acompanhada de legumes eu ainda conseguia me safar e comia só as verduras e legumes com o arroz e o feijão!
Nào durou muito tempo, aliás, durou até mais do que eu imaginava! Com uma familia que adora comer peixes, vivendo em uma terra onde os pratos tipicos são cheios de camarão, pensei bem a respeito e caí em tentação! Resolvi que o mais importante era ter uma alimentação saudável e evitar sempre que possivel alimentos de origem animal! Hoje, a carne vermelha passa longe do meu prato! Vez ou outra eu dou umas beliscadinhas num churrasco, mas é só! Devo admitir que adoro um bom peixe e camarão então, nem se fala! Mas continuo com o desejo de abolir da minha dieta qualquer comida de origem animal! É muito dificil, depende de várias coisas alheias a mim, mas eu vou continuar tentando!

O RESPEITO A VIDA DEVE SER PRATICADO DE QUALQUER FORMA, INDEPENDENTE DE SER OU NÃO VEGETARIANO, NÓS SERES HUMANOS NÃO SOMOS SUPERIORES A NENHUM OUTRO SER VIVO QUE HABITA ESTA TERRA QUE É DE TODOS E PARA TODOS!


2 comentários:

  1. Eras, estamos no topo da cadeia alimentar, predatismo é essencial pra manter o equilibrio ecológico :P e carne é muita proteína, mas concordo em alguns pontos, porque os vegetarianos tem uma pele bacana, :P boa sorte nessa jornada!

    ResponderExcluir
  2. O predatismo dos leões e outros animais que comem carne por instinto sim, pode até ser essencial pra manter equilibrio ecologico, mas o ser humano pode encontrar a proteína de que precisa em muitas outras fontes que não a carnivora! Um dia eu hei de conseguir! Bjuuus

    ResponderExcluir