terça-feira, 27 de abril de 2010

(Mais um) Trecho do livro "O restaurante no Fim do Universo"

Assistindo ao jornal hoje vi uma matéria sobre o aumento do consumo e me lembrei de mais um trecho interessante deste livro! Prestem atenção:



(...) _ Há muitos anos este era um planeta próspero e feliz. Havia pessoas, cidades, lojas, era um mundo normal. Exceto pelo fato de que nas ruas dessas  cidades havia um número de sapatarias um pouco maior do que poderiamos considerar necessário. E lentamente, insidisiosamente, o numero dessas sapatarias foi aumentando. É um fenômeno econômico bastante conhecido, mas trágico quando você vê a coisa toda acontecendo. Quanto mais sapatarias havia, mais sapatos precisavam ser fabricados, e os sapatos iam ficando piores e menos duradouros. E quanto piores ficavam, mais as pessoas tinham que comprar sapatos para se manterem calçadas, e mais as sapatarias se expandiam, até que toda a economia do planeta passou por algo que, se não me engano, foi chamado de Horizonte de Eventos dos Sapatos - um ponto a partir do qual, economicamente, não era mais possivel construir nada a não ser sapatarias. O resultado disso foi o colapso ecônomico e social, a ruina e a fome. A maioria da população pereceu. Os poucos que tinham um tipo especifico de instabilidade genética sofreram mutações e viraram pássaros - você viu um deles - que amaldiçoaram seus pés, amaldiçoaram o chão e juraram que ninguém mais andaria aqui. Muito infeliz isso tudo (...)

Bem, a ficção muitas vezes prediz a realidade! Um aumento frenético do consumo hoje pode significar não simplesmente a prosperidade dos interessados, mas a ruina de uma outra ponta da história! Essa piora na qualidade de certas coisas já podem ser observadas! Isso é apenas uma metáfora, mas de repente... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário