terça-feira, 20 de abril de 2010

Inquieta, inconformada, inconstante!

O titulo desse blog não foi escolhido a esmo entre palavras bonitas ou de efeito! Ele traduz exatamente o que eu sou: um espirito inconstante. Ora estou muito feliz, ora estou muito triste, ora estou quieta, preguiçosa, ora estou muito ativa, não paro! Mudo de idéia num estalar de dedos, vou da água pro vinho do oito ao oitenta de repente! Isso ás vezes é bem ruim! No momento eu estou muito angustiada, por um motivo em especial, mas além disso soma-se os últimos acontecimentos: a conclusão mais que óbvia de que os governos nos enganam, usam e abusam de nossas vidas, nos desrespeitam em demasiado e de uma maneira tão canalha que seria cômico se não fosse tão trágico. A violência cada vez mais escancarada e sem solução que toma proporções tão grandes que chegam a parecer tão banal! Isso deixa qualquer um angustiado e não é novidade nenhuma a qualquer leitor! Mas se esses fossem os unicos fantasmas que me assombram eu poderia simplesmente me esquivar do mundo lá fora, me refugiar no meu sítio em mosqueiro (Não ia resolver tudo, mas já amenizaria bastante...) tentar ficar alheia a essa dura realidade e me concentrar no meu amor pela familia, namorados e amigos. Mas o motivo que mais tem tirado meu sossego, que mais tem me angustiado, é a minha cada vez mais evidente frustração com o meu trabalho! Não diria com o trabalho em si, pois ele é muito cansativo, muito stressante, mas também me rende muitas alegrias. O problema está nas últimas discussões que aconteceram e que me mostraram que existem dois lados bem distintos: de um estão os professores mais experientes que já passaram por vários governos, várias greves e não perceberam nenhuma mudança significativa depois de tanto tempo, do outro lado estão professores como eu, começando na carreira, tendo enfrentado duas greves desde a nomeação e não tendo colhido nenhum fruto realmente interessante e enfrentando um governo que no passado foi defendido por nós, esteve a frente de grandes greves e agora parece usar toda essa experiencia pra anular, pra abafar uma luta legitima pela educação de qualidade! Infelizmente esta questão é bem mais complexa que minha inteligencia e experiencia possa levar a diante. Além dessa divisão clara que só enfraquece ainda temos o inegável e descarado tratamento estritamente politiqueiro da questão por parte da maioria dos membros do sindicato que já foram "companheiros" dos que hoje são parte da "situação" e hoje são oposição ao governo que eles mesmos ajudaram a construir no passado! Me sinto um verdadeiro "João Bobo" sendo jogado de um lado pro outro pelo governo e pelo sindicato!
Enquanto isso, continuo me deparando com situações que me tiram a paz, com o desinteresse e falta de perspectiva da maioria dos alunos, o que me desestimula e me faz pensar: será que é isso que eu quero pro resto da minha vida? Certamente que não existe nenhum trabalho perfeito, mas deve haver alguma coisa que me dê mais prazer que aborrecimento!
Bem deu pra perceber que esse assunto rende não é?! Acho que nunca escrevi tanto nesse blog, e certamente não será a última vez que escreverei sobre isso!

Até mais!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A professora leva o jardim de infância para um passeio no parque, chegando la as crianças olha dois cachorros cruzando, perguntam pra professora o q era aquilo, a professora sem jeito diz: sabe o q é crianças, o cachorro de cima quebrou a pata, e o de baixo pra ajudar ta carregando ele. ai o joãozinho diz: Poisé professora é como meu pai fala " quem tenta ajudar os outros acaba tomando no rabo"

    :P

    ResponderExcluir